Cidades Possíveis - Live UIA2021RIO

Nesta quarta-feira, 11 de novembro, às 19 horas, o canal do UIA2021RIO no YouTube apresenta, com exclusividade, um programa especial comandado pelo cineasta Eduardo Goldenstein, diretor da série Cidades Possíveis, que estreou na semana passada no Canal Curta!

Com mediação do arquiteto Luís Madeira, responsável pela pesquisa e coordenação editorial da série, Eduardo Goldenstein vai conversar com Nivaldo Andrade, vice-presidente de relações com o UIA2021 do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e com Luiz Eduardo Sarmento, diretor cultural do IAB.

O tema da live será "O papel da arquitetura como instrumento de cidadania e transformação social".

“O 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2021RIO propõe refletir sobre a prática profissional do arquiteto e urbanista considerando a ampla e complexa ressignificação de seu lugar social e cultural, diante de um contexto de crise climática e emergência sanitária, profunda desigualdade e imprevisibilidade diante do futuro. Nossa live visa contribuir com essa reflexão”, diz Eduardo.

Durante a live, serão exibidos trechos de dois episódios da série Cidades Possíveis: HABITAÇÃO DIGNA e PATRIMÔNIO CULTURAL. Os arquitetos Nivaldo Andrade e Luiz Sarmento foram convidados nesses episódios.

Sobre os participantes da live:

Luís Madeira: arquiteto urbanista, mestre em planejamento urbano e regional e doutorando em Urbanismo pela UFRJ, é servidor da Fundação Oswaldo Cruz e tem contribuído com a coordenação de projetos e reflexões institucionais que visam apoiar iniciativas no sentido da promoção de territórios potencialmente saudáveis e sustentáveis. Foi responsável pela pesquisa e coordenação editorial da série CIDADES POSSÍVEIS.

Eduardo Goldenstein: Cineasta e diretor de tv. Dirigiu e escreveu o longa metragem CORDA BAMBA, premiado pelo Ministério da Cultura e lançado em 2013. É realizador de cinco curtas premiados. É diretor de séries educativas para a MultiRio. É diretor e produtor das séries ESTADOS DA ARTE, veiculada no Canal Curta! e CIDADES POSSÍVEIS em exibição no mesmo Canal. Prepara a segunda temporada de ESTADOS DA ARTE.

Nivaldo Andrade: Arquiteto e urbanista, foi presidente nacional do IAB no biênio 2018-20; atualmente é vice-presidente de relações com o UIA2021. Mestre e Doutor em Arquitetura pela UFBA, onde coordena o núcleo de Teoria, História, Projeto e Planejamento da Faculdade de Arquitetura. É membro do conselho consultivo do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do conselho deliberativo do comitê brasileiro do ICOMOS.

Luiz Eduardo Sarmento: Arquiteto e urbanista graduado pela UNB e especialista em reabilitação ambiental sustentável arquitetônica e urbanística pela mesma instituição. É diretor cultural do IAB e membro do BR Cidades. Trabalhou de 2015 a 2019 na CODHAB-DF onde coordenou diversos projetos de Ações Urbanas Comunitárias e atuou em projetos de Assistência Técnica para Habitação de Interesse social (ATHIS).

Sobre a série:

A série Cidades Possíveis, que conta com o apoio do UIA2021RIO, estreou no Canal Curta! no dia 5 de novembro, com a exibição do primeiro de 13 episódios semanais que abordam as novas possibilidades de desenvolvimento das cidades brasileiras, por meio de ações sustentáveis e criativas. Cada episódio conta com a participação de autoridades públicas, teóricos, organizações sociais e dos próprios cidadãos.
A série é exibida sempre às quintas, às 19 horas.

Os temas dos episódios são:

01 - AGENDA 2030 – exibido em 05/11/2020
02 - HABITAÇÃO DIGNA – a ser exibido em 12/11/2020
03 - ÁGUA E SANEAMENTO
04 - VIDA NA ÁGUA, VIDA NA TERRA
05 - CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS
06 - FOME ZERO
07 - ENERGIA
08 - INDÚSTRIA E INOVAÇÃO
09 - RESILIÊNCIA E MUDANÇA CLIMÁTICA
10 - PATRIMÔNIO CULTURAL
11 - CULTURA, MEMÓRIA E IDENTIDADE
12 - VIOLÊNCIA URBANA
13 - MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Cidades Possíveis - Live UIA2021RIO" 10 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951185/cidades-possiveis-live-uia2021rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.